Propriedades psicométricas da escala de procrastinação acadêmica (epa) em uma amostra de estudantes universitários da cidade de Ambato, Equador.
DOI:
https://doi.org/10.22199/S07187475.2018.0003.00003Palavras-chave:
Análise Fatorial, Confiabilidade, Procrastinação Acadêmica, ValidadeResumo
Objetivo: Conhecer as propriedades psicométricas da Escala de Procrastinação Acadêmica (EPA) em uma amostra de estudantes universitários da cidade de Ambato, Equador. Método: Pesquisa instrumental, que analisa a estructura fatorial, confiabilidade e validade temporal e convergência com a versão castelhana da Escala de Procrastinação Acadêmica de Busko en 290 alunos da Pontifícia Universidade Católica do Equador - Ambato (76,6% mulheres). Resultados: A Análise Fatorial mostra a estrutura do teste com dois fatores que explica 53,1% da variância com valores B-S X2 (53) = 119,1; p <0,001; CFI = 0,90; GFI = 0,92; AGFI = 0,89 e RMSEA = 0,076; IC: 90% [0,006 - 0,009]. Além disso, é confiável entre os escores dos itens (? =, 83) e estáveis em termos temporais (r =, 778) com três semanas de intervalo e convergem moderadamente com a Escala de Procrastinação de Tuckman (r =, 594). Conclusões: O teste de procrastinação Acadêmico mostra resultados favoráveis de validade e confiabilidade em estudantes equatorianos.
Referências
Alba-Leonel, A., & Hernández-Falconi, J. (2013). Procrastinación académica en estudiantes de la Escuela Nacional de Enfermería y Obstetricia, UNAM. Memorias TECNyMED, 1-9.
Alegre, A. (2014). Autoeficacia y procrastinación académica en estudiantes universitarios de Lima Metropolitana. Educación y Psicología de la USIL, 1(2), 57-82.
Álvarez, O. (2010). Procrastinación general y académica en una muestra de estudiantes de secundaria de Lima metropolitana. Persona, 13, 159-177.
Angarita, L. (2014). Algunas relaciones entre la procrastinación y los procesos básicos de motivación y memoria. Revista Iberoamericana de Psicología: ciencia y tecnología, 7(1), 91–101.
Argumedo, D., Díaz, K., Calderón, A., & Díaz, J. (2009). Procrastinación: Una aproximación desde los estilos de personalidad. En D. Herrera (Ed.), Teorías contemporáneas de la motivación. Una perspectiva aplicada (págs. 193-212).
Bartlett, M. S. (1950). Tests of significance in factor analysis. British Journal of Statistical Psychology, 3(2), 77-85. Doi: 10.1111/j.2044-8317.1950.tb00285.x.
Batista-Fogueta, J., Coenders, G., & Alonso, J. (2004). Análisis factorial confirmatorio. Su utilidad en la validación de cuestionarios relacionados con la salud. Medicina Clínica, 122(Supl 1), 21-27.
Busko, D. A. (1998). Causes and consequences of perfectionism and procrastination: A structural equation model. Tesis de maestría no publicada. Guelph, Ontario: University of Guelph.
Byrne, B. M. (2006). Structural equation modeling with EQS. Basic concepts, applications, and programming (2nd ed.). Hills Dale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Chan, L. (2011). Procrastinación académica como predictor en el rendimiento académico en jóvenes de educación superior. Temática Psicológica, 7(1), 53-62.
Difabio, H. (2011). Las funciones del tutor de la tesis doctoral en educación. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 16(50), 935-959.
Domínguez, S., Villegas, G., & Centeno, S. (2014). Procrastinación académica: Validación de una escala en una muestra de estudiantes de una universidad privada. Liberabit, 20(2), 293-304.
Ellis, A., & Knaus, W. (1977). Overcoming procrastination. Nueva York: Signet Books.
Ferrando, P. J., & Anguiano-Carrasco, C. (2010). El análisis factorial como técnica de investigación en psicología. Papeles del Psicólogo, 31(1), 18-33.
Ferrari, J., Johnson, J., & McCown, W. (1995). Procrastination and task avoidance: theory, research, and treatment. New York: Plenum Press.
Furlan, L., Ferrero, M., & Gallart, G. (2014). Ansiedad ante los exámenes, procrastinación y síntomas mentales en estudiantes universitarios. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, 6(3), 31-39.
Furlan, L., Heredia, D., Piemontesi, S., & Tuckman, B. (2012). Análisis factorial confirmatorio de la adaptación argentina de la escala de procrastinación de Tuckman (ATPS). Perspectivas en Psicología(9), 142-149.
González, M., & Sánchez, A. (2013). ¿Puede amortiguar el engagement los efectos nocivos de la procrastinación académica? Acción Psicológica, 10(1), 117-134.
Guzmán, D. (2013). Procrastinación una mirada clínica (Tesis de maestría). Barcelona: Instituto Superior de Estudios Psicológicos.
Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2004). Análisis multivariante. Madrid, España: Prentice Hall.
Hu, L., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1-55.
Kaiser, H. F. (1974). An index of factorial simplicity. Psychometrika, 39(1), 31-36. http://dx.doi.org/10.1007/BF02291575.
Knaus, W. (1997). Superar el hábito de posponer. RET, Revista de Toxicomanías(13), 13-16.
Lorenzo-Seva, U. (1999). Promin: a method for oblique factor rotation. Multivariate Behavioral Research, 34, 347-356.
Lorenzo-Seva, U., & Ferrando, P. (2013). FACTOR 9.2 A Comprehensive Program for Fitting Exploratory and Semiconfirmatory Factor Analysis and IRT Models. Applied Psychological Measurement, 37(6), 497-498.
Milgram, N. (1992). El retraso: Una enfermedad de los tiempos modernos. Boletín de Psicología, 35.
Moreno, B. (2007). Psicología de la personalidad: procesos. Madrid, España: Thomson.
Moreta-Herrera, R., Durán-Rodríguez, T., & Villegas-Villacrés, N. (2018). Regulación Emocional y Rendimiento como predictores de la Procrastinación Académica en estudiantes universitarios. Revista de Psicología y Educación, 13(2), 155-166. Doi: 10.23923/rpye2018.01.166.
Natividad, L. (2014). Análisis de la procrastinación en estudiantes universitarios (Tesis doctoral). Valencia: Universidad de Valencia.
Pardo, D., Perilla, L., & Salinas, C. (2014). Relación entre procrastinación académica y ansiedad-rasgo en estudiantes de psicología. Cuadernos Hispanoamericanos de Psicología, 14(1), 31-44.
Pintrich, P., & Schunk, D. (2006). Motivación en contextos educativos. Teoría, investigación y aplicaciones (2da ed.). Madrid: Pearson Educación.
Quant, D., & Sánchez, A. (2012). Procrastinación, procrastinación académica: concepto e implicaciones. Vanguardia psicología, 3(1), 45-59.
R Core Team. (2015). R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing.
Sánchez, A. (2010). Procrastinación académica: Un problema en la vida universitaria. Studiositas, 5(2), 87-94.
Satorra, A., & Bentler, P. M. (2001). A scaled difference chi-square test statistic for moment structure analysis. Psychometrika, 66(4), 507-514.
Steel, P. (2007). The nature of procrastination: A meta-analytic and theoretical review of quintessential selfregulatory failure. Psychological Bulletin, 133(1), 65-94.
Tuckman, B. (1990). Journal of Experimental Education. Group versus goal-setting effects on the self-regulated performance of students differing in selfefficacy, 58, 291-298.
Vallejos, S. (2015). Procrastinación académica y ansiedad frente a las evaluaciones en estudiantes universitarios (Tesis). Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú.
Villarruel, M. (2012). El constructivismo y su papel en la innovación educativa. Revista de educación y desarrollo, 20, 19-28.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Los autores continúan como propietarios de sus trabajos, y pueden volver a publicar sus artículos en otro medio sin tener que solicitar autorización, siempre y cuando indiquen que el trabajo fue publicado originariamente en Revista Salud & Sociedad (ISSNe:0718-7475).